Pular para o conteúdo principal

HUB Destaques

Charles Bukowski: Resistência e Amor

Khatia Buniatisvili - Mozart, Piano Concerto No. 23 II. Adagio

 


Khatia Buniatisvili - Mozart, Piano Concerto No. 23 II. Adagio

Khatia Buniatisvili encara o Adagio do Concerto nº 23 de Mozart como quem abre uma porta para um silêncio mais alto que a música. Há uma respiração suspensa logo nos primeiros compassos, uma melancolia quase transparente que ela faz pulsar com um controle que nunca é frio. O fraseado vem lento, meditativo, mas nunca estagnado; há sempre algo se movendo por baixo da superfície, como uma corrente emocional que Mozart deixou escondida para intérpretes que ousam ir mais fundo.

O toque de Khatia combina ternura e inquietação. Ela mantém a suavidade necessária ao Adagio, porém insinua sombras, quase como se antecipasse um mundo interior que Mozart não pôde viver. A orquestra se abre como um campo amplo e limpo, e o piano atravessa esse espaço com a delicadeza de um pensamento que dói mas não chega a sangrar.

No fim, o que fica é essa sensação rara de tempo desacelerado. Khatia não interpreta Mozart; ela o traduz para uma sensibilidade moderna, feita de vulnerabilidade e precisão. É Mozart em estado lírico, luminoso e humano; como deve ser quando tocado por alguém que entende que beleza é também ferida.


Comentários

Mais Lidas